Marcelo Ricky, um dos nomes mais Populares do Litoral Paulista - WhatsApp: +55 (13) 98866-7156

Instituto Histórico de São Vicente realizará festival de quadrilhas

Comment are off

Com objetivo de manter a tradição junina, competição profissional e quermesse acontecerão a partir de 11 de junho

Após o cancelamento por parte da Prefeitura por falta de verbas, o Festival de Quadrilhas de São Vicente ganhou nova esperança. Abraçado pelo Instituto Histórico Geográfico (IHGSV) e Federação de Quadrilhas Juninas do Estado de São Paulo, ele será realizado no jardim do instituto entre os dias 11 de junho e 10 de julho, aos sábados e domingos.

Apesar de não estar localizada no interior do estado, São Vicente é a cidade com o maior número de quadrilhas de todo o estado. Atualmente, são mais de 20 que disputam campeonatos profissionais.

De acordo com o presidente do IHGSV, Paulo Eduardo Costa, a decisão de realizar a festa é não deixar a tradição folclórica morrer. “É nosso dever, como instituto, ajudar a preservar essa tradição cultural brasileira, com danças e músicas típicas”, afirma.

O custeio do festival virá de uma união de forças entre o IHGSV com a federação e empresários locais, ainda sem definição de valor. Costa reforça que o gasto não será alto, pois não haverá despesas com espaço, apenas com a montagem da estrutura.

Até o momento, 15 quadrilhas profissionais já confirmaram presença: uma da cidade de Queluz, uma de São José dos Campos, uma da capital, além de 12 grupos de São Vicente. A lista, segundo Costa, não deve parar por aí, porque convites ainda estão sendo enviados para todo estado.

A competição contará com jurados que avaliarão quesitos como fantasia, música, harmonia, dança e marcador.

Festa
Aos sábados e domingos, a festa acontecerá das 15 às 22 horas. Além das apresentações das quadrilhas profissionais, haverá espaço dedicado para a apresentação de grupos amadores de bairros, escolas, creches e instituições beneficentes. Ainda estão previstas barracas de quitutes da época, como cocadas, quentão, caldo verde, quentão e pipoca.

Segundo o presidente do IHGSV, entidades beneficentes poderão participar das barracas para arrecadar fundos. “Nós estendemos que há uma crise financeira generalizada e essa é uma alternativa viável para conseguir recursos”, explica.

Entidades e grupos que desejarem participar da festa podem se inscrever pelo telefone 3469-3520, de segunda-feira a sábado, em horário comercial.

Exposição
Para completar a programação cultural, durante os dias de festival, o instituto realizará uma exposição de objetos ligados à tradição junina. Entre eles, peças de vestuário, instrumentos musicais, fotos, entre outros.

A visitação será gratuita e ocorrerá durante o dia na Rua Frei Gaspar, 280, no Centro de São Vicente.

149673_107633919307891_1954205_n[1] Paulo Eduardo Costa.

 

About the Author